Certamente você já se deparou com compras canceladas pelo intermediador de pagamentos em sua loja on-line, não é mesmo? Muitas vezes não entendemos a causa ou ficamos em dúvida se realmente foi fraude.
Para lhe ajudar, separamos algumas possíveis causas que levam ao cancelamento pelo intermediador. Em primeiro lugar, vale reforçar que o INTERMEDIADOR DE PAGAMENTOS é uma solução para receber e enviar pagamentos com flexibilidade e segurança, por exemplo o PagSeguro.
Outra informação importante é que, ao colocar o intermediador como solução de pagamento, estamos incluindo uma série de sistemas embutidos, como:
- Pagamento com cartão de crédito, boleto, débito etc;
- Pagamento recorrente;
- Dar opção para o comprador acessar os cartões já salvos e algumas de suas preferências;
- Proteção contra chargeback;
- AntiFraude;
- Entre outros itens.
Justamente por conta do AntiFraude citado acima é que muitas compras são canceladas e, na maioria dos casos, não entendemos o motivo por trás do cancelamento.
Citando ainda como exemplo o PagSeguro, ao consultar os detalhes de uma transação, seja pela API de notificações ou API de consulta por código de transação, procure por <transaction><cancellationSource>. O campo cancellationSource significa a origem do cancelamento. Sempre que for interna (Internal), significa que o antifraude barrou essa transação.
Mas quais as causas desses cancelamentos? O real motivo não é deixado claro pelos intermediadores, mas há possíveis situações que possam resultar no erro.
Respeite as regras de uso do intermediador: cada intermediador de pagamento tem um termo/regras de uso e lá existem uma série de itens a serem cumpridos.
Divergência de dados: ao preencher os dados, muitos campos são obrigatórios, mas alguns programadores colocam valores padrões para esses itens. Isso resultará no bloqueio pelo intermediador. Ainda sobre os dados, caso o comprador faça uma compra com dados diferentes do habitual, também haverá bloqueio na compra.
CPF com pendências: caso houver restrições ou pendências no CPF do comprador haverá cancelamento da compra pelo intermediador.
Desvio no padrão de compra: no cadastro do intermediador de pagamento, você vai precisar categorizar seu comércio e é importante preencher corretamente esse item. Caso contrário suas vendas estarão fora do padrão, podendo ocasionar no cancelamento indevido.
Compras repetitivas: em caso de compras repetitivas pelo mesmo usuário, haverá um bloqueio pois o intermediador entenderá como fraude.